segunda-feira, 11 de julho de 2016

Como transformar uma cama em banco de jardim




Encontrei essa ideia genial de transformar aquela cama velha, que você não usa mais, em um lindo e útil banco de jardim como esse aí de cima. Comece por uma cama “velha”. Pode ser alguma que você tenha em casa e não usa mais, como vale também comprar uma em um brechó. Essas com estilo retro, com pés e cabeceiras de madeiras torneadas ficam lindas! Como a cama será pintada ou envernizada depois, não precisa nem se peocupar muito para que a superfície da madeira esteja perfeita.



2. Sem pregar ou prender nenhuma peça ainda, vá montando visualmente a cama, só pra ter a idéia de como ficará o projeto. A cabeceira da cama irá tornar-se o encosto do banco, e com os pés da cama faremos as duas laterais do banco, como pode-se ver a montagem abaixo. E nesta etapa que decidi-se com que profundidade ficará o assento do banco, é só medir de acordo com as laterais e marcar a linha de corte.


3. Você pode precisar cortar um pouquinho os pés de alguma das partes, neste exemplo precisou cortar um pouco o pé da cabeceira da cama (encosto do banco), para que a lateral do banco encaixasse em um lugar melhor. Você pode observar isso abaixo. Feito isto, é só fixar uma peça à outra.

4. Agora que os lados estão fixos, é só construir a estrutura que dará suporte ao assento. Neste caso foi utilizado as próprias hastes laterais da cama e só algumas madeiras extras, mas se você não as possuir mais, é só substituir por alguma outra madeira na medida necessária, pode-se reutilizar madeiras que já tenha em casa. Para facilitar, é bom furar todas as madeiras antes de fixar no local. Para montagem recomenda-se usar parafusos do mesmo estilo utilizado em camas, pois tem eles tem uma boa capacidade para suportar peso.

5. Para a construção do assento em si, é só utilizar tábuas de obra, peça para virem aplainadas. As tábuas de obra tem um custo bem baixo, e aplainadas já virão lisinhas para receber a tinta. Pregue as tábuas no suporte do assento para que fiquem fixas e seguras.


Para finalizar é só dar uma lixadinha, escolher a cor de sua preferência e voilà! Use sua imaginação e faça estampas, florais, use estencil ou o que mais sua criatividade mandar. Se o banco for ficar em área externa, recomenda-se o uso de tinta esmalte brilhante, pois protege mais a madeira.
Depois do trabalho, é só desfrutar do seu novo cantinho. Segue uma imagem de inspiração…


Fontes: www.tendenciasaparte.blogspot.com   e     http://littlehouseinthesuburbs.com

Um comentário: